A Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado realizou na noite de segunda-feira, dia 17, a palestra “Boas Práticas para Serviço de Alimentação”, ministrada pela nutricionista Josely Ferreira Garcia, para as cozinheiras e auxiliares de cozinha da Rede Municipal, que contemplam as escolas e creches.

A nutricionista explicou aos presentes que as boas práticas para serviços de alimentação são estabelecidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por meio da RDC nº 216/04. “O objetivo do encontro é garantir a qualidade higiênica-sanitária dos alimentos servidos na Rede Municipal de Educação”, explicou Josely.

Alguns dos assuntos abordados durante a palestra foram: como evitar a contaminação dos alimentos; organização e higiene do local do trabalho; higiene do manipulador de alimento; e recebimento e armazenamento de gêneros alimentícios.

“Também foi explorado sobre a importância do cardápio na alimentação escolar. Os cardápios são planejados para atender as necessidades nutricionais das crianças, levando em consideração a faixa etária e o tempo de permanência na instituição de ensino, para que isso ocorra a alimentação servida tem que ser variada”, explicou a nutricionista, Josely.

Atualmente na Rede Municipal de Aparecida do Taboado são servidos às crianças: arroz, feijão, carne, salada e frutas; sendo que uma vez por semana são inseridas a carne de peixe e o frango na alimentação.

A palestra foi acompanhada pela secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos, que agradeceu a presença das cozinheiras e das auxiliares e ressaltou a importância do trabalho que elas realizam para preparar a alimentação das crianças.