Foi realizada na sexta-feira,28, das 7h às 16h (MS), a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Aparecida do Taboado, com objetivo de discutir as diretrizes e propostas da área da Saúde para os próximos anos, buscando sempre melhorar a qualidade nos atendimentos prestados para a população.

O tema da conferência foi ‘Acesso com qualidade à saúde’, sendo debatido em três eixos: Vigilância, proteção e promoção da saúde; atenção integral à saúde; e rede e processo regulatório em saúde.

Durante a solenidade de abertura participaram: a primeira dama e secretária de Assistência Social, Lucilene Tábuas Carrasco, representando o prefeito municipal, José Robson Samara Rodrigues de Almeida; o secretário municipal de Saúde, Márcio Garcia Galdino; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cristina Maria Freitas Pires; e representando o Poder Legislativo, o vereador José Natan de Paula Dias.

Ao fazer uso da palavra, a presidente, Cristina, declarou aberta a Conferência e pediu despensa da leitura do regimento interno. Logo após, o vereador José Natan enalteceu a importância do evento para a saúde dos munícipes. “É muito importante a presença de todos para a gente estar discutindo os problemas de saúde da nossa cidade, integrando ideias para formar uma saúde melhor aos aparecidenses”, disse o vereador.

Na oportunidade, Lucilene representou o prefeito e agradeceu a todos os funcionários que compõem a Secretaria Municipal de Saúde, destacando o empenho em oferecer o melhor para a população. “A Conferência é uma oportunidade que todos temos para propor melhorias ao setor de saúde, principalmente ao Sistema Único de Saúde”, frisou.

O secretário de Saúde, Márcio Garcia Galdino, salientou que o momento é de construir e pensar em novas ideias para serem debatidas. “Juntos somos mais fortes, por isso peço a colaboração de todos para a formação de propostas que consolidem e auxiliem os nossos serviços prestados”.

Após a cerimônia foi realizado um alongamento aos presentes através da professora Juliana Barcelos. Em seguida, duas palestras foram ministradas. A primeira foi “Avanços, Saúde com Qualidade, dificuldades e desafios do SUS”, com Alex Marques Cruz, teólogo, especialista em gestão do SUS, graduando em Direito Sanitário, secretário de saúde de Gliceres-SP e membro do Consórcio de Presidente Prudente –SP.

Já a segunda ministração foi “O papel do município no fortalecimento da rede de atenção à saúde, tanto do ponto de vista de uma atenção especial às linhas de cuidado, aos diversos ciclos de vida assim como fluxos”, com Messias Marques Rodrigues, especialista em direito constitucional, mestre em administração, ex-secretário de saúde de Louveira-SP e graduando em Direito Sanitário-IDSA.

Para finalizar, foi apresentado o Plano Municipal de Saúde 2018-2021 e a rede de serviços de saúde do município; as ações na saúde previstas no plano de Governo do município e as propostas aprovadas pela última Conferência Municipal de Saúde. Logo após, foram formados grupos de trabalho para formar e discutir novas ideias, para apreciação e votação das propostas na Plenária Final.