A Prefeitura Municipal realizou, na manhã de sexta-feira, 19, reunião para dar posse aos novos conselheiros do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Aparecida do Taboado).

O encontro ocorreu no Paço Municipal “Osvaldo Bernardes da Silva”, na sala de reuniões, às 9h, e contou com a presença do prefeito Robinho Samara; da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Dulce Lima; do presidente do Conselho Municipal de Turismo, Vitor Donizete Martins; e do professor da UFMS de Três Lagoas, Luiz da Rosa Garcia Netto.

Além da posse, o principal assunto da pauta foi discutir a sequência de um estudo para diagnosticar uma identidade turística para o município (produto) e fomentar o comprometimento dos empreendedores nas áreas potenciais turísticas de Aparecida do Taboado. Os novos conselheiros participarão ativamente do projeto “O turismo como indutor do fortalecimento das economias locais: o desenvolvimento regional na Costa Leste de Mato Grosso do Sul”, desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que visa a “Formação para Turismo Costa Leste”, realizado pelo Sebrae.

Os novos conselheiros foram escolhidos pelas entidades representativas de Aparecida do Taboado que compõe o COMTUR. As instituições foram convidadas para indicar um membro que tenha um perfil com vocação turística. Fazem parte do COMTUR como novos membros: Dorcelina Moreira de Lima; Jair Carlos Queiroz; Suellen da Silva André; Mariele Falquetto Machado; Claudinei Paulo da Silva; Padre Vicente Paulo Moreira Borges; Edilson Moraes Caetano; Hudson Jaffer B. Schildt; Edemilson de Camargo; Antônio Carlos Marques Farinha; Kaiser Carlos Correa; Edson Lourenço de Freitas; Antônio Marcos Moreira Rodrigues; Erica Patricia Viana; Gilson Antônio de Barros; Pedro Henrique Tenório; Daniel Freitas de Queiroz Scumaher; Wayne Bernardes Freitas Queiroz; Quirino Teodoro Muniz Lopes; e Rosa Maria Pinheiro Cechin.

Uma segunda reunião do COMTUR deverá acontecer em fevereiro, a pauta pré agendada contém a apresentação do projeto; apresentação dos atrativos identificados; propostas de ações para transformar os atrativos em produtos, além de apresentar um calendário de eventos já consolidados e outros novos que serão realizados neste ano, especialmente em  relação ao esporte.

Para dar continuidade à demanda local identificada na 1ª oficina, ocorrida no mês de novembro de 2017, em Três Lagoas, foi agendada a 2ª oficina para ser ministrada em Aparecida do Taboado no próximo dia 23 de março. O encontro terá como foco o trabalho de capacitação em projetos e fontes de financiamentos em turismo.

A reunião contará com dois representantes de cada um dos 10 municípios inseridos no projeto da região Costa Leste.