A frota de veículos utilizados para o transporte de alunos pela Prefeitura de Aparecida do Taboado, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer passou por uma vistoria na manhã de sexta-feira, 26, no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (DETRAN).

A avaliação foi feita pela equipe técnica do DETRAN e acompanhada pela secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos; diretor do DETRAN local, Marcos Sampaio; diretora de Educação, Adelair Aparecida Martins Rodrigues; coordenador de apoio da frota, Marcos Antônio Dutra Gomes; e coordenadora municipal de Educação de Trânsito, Claudete Alves de Souza.

Atualmente a frota escolar conta com 21 veículos, todos passam pela vistoria duas vezes ao ano, sendo no primeiro semestre no mês de janeiro, e no segundo semestre em julho. O DETRAN realiza a análise das condições de rodagem com captura de imagem e certificação de itens obrigatórios.

As vistorias são previstas no Código Brasileiro de Trânsito e visam garantir a segurança dos alunos transportados. Os veículos são avaliados e testados, e, após a aprovação eles recebem um certificado de vistoria.

A secretária de Educação, Maria Margarida, agradeceu aos motoristas em nome do prefeito Robinho Samara, e salientou a importância de cada um para a educação dos alunos que residem na zona rural. “Vocês, motoristas, fazem um trabalho sério e são verdadeiros educadores, às vezes assumem até o papel de pai, porque tem criança que passa mais tempo dentro do ônibus, acordando às 3h da madrugada para vir estudar. Vocês cuidam pela segurança das crianças que transportam e compartilham de suas necessidades, por isso é que em nome do prefeito Robinho, em nome de todos os pais, agradecemos a vocês que são responsáveis pelo bem mais raro que temos, as crianças”, disse a secretária.

Atualmente 350 alunos residem na zona rural e a frota roda 4.281 quilômetros/dia. A secretária de Educação salientou a relevância da vistoria para a Prefeitura. “Para Administração Municipal esta vistoria é de extrema importância, principalmente para a segurança dos alunos e tranquilidade dos pais, que confiam seus filhos a nós”, declarou.

O diretor local do DETRAN, Marcos Sampaio, enfatizou que assim como os veículos são vistoriados o Departamento de Trânsito também certifica de que todos os motoristas estejam legalizados e possuem curso certificado de transporte escolar.

São vistoriados nos veículos os seguintes itens: luzes, lanterna, iluminação interna, pisca pisca, freio, buzina, pintura da faixa horizontal amarela, tacógrafo, bancos em condições de segurança, cinto de segurança, limpador para-brisa, espelhos retrovisores, velocímetro, extintor de incêndio, escapamento, acessórios (macaco e chave de roda), documentação do condutor e documentação do veículo.