Para contribuir para a melhoria da educação pública, a Prefeitura de Aparecida do Taboado fechou parceria com a Votorantim para aplicação do programa PVE (Parceria Votorantim pela Educação. Dando continuidade ao processo de entrada, de 20 a 23 de fevereiro, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos, e a diretora de Educação, Adelair Aparecida Martins Rodrigues, estiveram em São Paulo participando da capacitação “Estar presente faz a diferença – Parceria Votorantim pela Educação”.

A iniciativa do PVE é certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil e tem acumulado resultados positivos nos municípios onde está inserida, com impacto, também, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Um estudo comparativo entre os municípios com o PVE e um grupo-controle, realizado de 2007 a 2013, indicou avanço de 30% de evolução do índice nos municípios que aplicaram a metodologia do programa em relação aos demais. Criado em 2008, o PVE atua em duas frentes: mobilização social e fortalecimento da gestão.

Segundo informou a secretária de Educação, na vertente “mobilização social”, o foco é o engajamento da comunidade, visando o aumento da participação local nas demandas por uma educação de qualidade. “Nesta frente busca-se aproximar as famílias das escolas, incentivando e fortalecendo os conselhos escolares e estimulando o protagonismo infantil”, contou.

Já no “fortalecimento da gestão”, o PVE contribui diretamente para a qualificação da oferta de ensino. “As ações buscam o desenvolvimento de competências profissionais de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares, bem como o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação como um todo”, explicou Maria Margarida.

Durante todo ano, ainda conforme a secretária, equipes do programa, de São Paulo e Três lagoas, farão o acompanhamento do município sem custo aos cofres públicos.