Aparecida do Taboado acaba de concretizar mais um importante sonho de toda a população: ter um polo de uma universidade pública no município. No sábado, 10, a Prefeitura realizou a aula inaugural dos cursos superiores de Pedagogia e Administração Pública e pós-graduação em Gestão Pública, que estão sendo ofertados no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB)-CAPES/MEC, sediada na “Escola Municipal João Chama”, através da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Ao todo, 350 pessoas estudarão no 10º Polo de Ensino à Distância (EAD) da UEMS implantado no município. A solenidade ocorreu no Centro Cultural e Pedagógico “Professor Agrício José Tolentino” e contou com a participação do reitor Fábio Edir dos Santos da Costa; e da coordenadora do curso de Pedagogia da UEMS, professora Maria Bezerra Quast de Oliveira, representando o diretor de Educação à Distância da UEMS, professor doutor Vander Matos de Aguiar; além do prefeito Robinho Samara; coordenador do polo municipal, Joaquim Donizete de Matos; e autoridades locais.

Ao abrir o evento, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos, ressaltou a luta para que a cidade pudesse oferecer educação de ensino superior à população e enfatizou a importância dos acadêmicos não desistirem dos cursos. “Hoje é um dia de alegria muito grande e também de responsabilidade, pois começamos a realizar nossos grandes sonhos. Aparecida do Taboado sempre sonhou em ter uma faculdade e ela vem de uma maneira bem ampla, que possibilitou a todos terem condição de estudar em uma faculdade totalmente gratuita. Quero desejar a todos vocês muito sucesso e pedir que sejam perseverantes, pois vocês conquistaram suas vagas”.

Ao parabenizar os novos acadêmicos de Aparecida do Taboado, o prefeito Robinho Samara lembrou de todo o processo para se implantar o polo no município e salientou que o “sonho foi alcançado através da união de esforços de todos os envolvidos, tanto da equipe da Administração Municipal, quanto os ex-vereadores, à equipe da UEMS, a quem faço agradecimento ao reitor, Fábio Edir, e ao deputado Junior Mochi, que ajudou a dar o ponta pé inicial”. Ele enfatizou ainda que “foram tempos de dificuldades, mas com a união de todos, trabalhando de braços e mãos dados, chegamos aonde chegamos”.

O reitor, por sua vez, parabenizou ao prefeito Robinho e apresentou a UEMS aos novos universitários. Ao fazer a sua apresentação, Fábio Edir contou que Aparecida do Taboado é o município que teve o maior número de vagas disponíveis e conseguiu preencher todas. “Tem muitas universidades que até hoje não tem três cursos e Aparecida do Taboado está iniciando seus cursos e já obteve três. Com certeza foi um compromisso que fizemos com vocês e hoje estamos aqui cumprindo e acima de tudo só foi possível pela parceria de todos, principalmente pela gestão do nosso prefeito Robinho e a toda população de Aparecida do Taboado e região que atendeu o chamamento”, falou.

Fábio Edir disse ainda que “a UEMS não medirá esforços para que vocês [universitários] tenham a melhor qualidade de ensino e as melhores condições de aprendizado”.

O coordenador, Joaquim também fez uso da palavra para parabenizar os universitários e declarou a alegria em participar do ato. “É um dia de muita alegria e satisfação em estarmos recebendo os nossos calouros universitários. Hoje, de uma forma especial, é uma grande conquista para Aparecida do Taboado, é um sonho realizado com esforço coletivo: com a UEMS sendo a nossa representante, através do polo da UAB; principalmente com o engajamento da Administração Municipal, por meio do prefeito Robinho Samara que teve essa visão de fazer este investimento de mais de R$ 300 mil investidos para concretizar este sonho e atender os nossos universitários. Agradeço ao reitor Fábio Edir por nos apoiar e orientar ao longo dessa jornada”, falou.

A aula inaugural também contou com as presenças: do coordenador do curso de Administração Pública, professor doutor Miguel Angelo Batista dos Santos; diretor de infraestrutura da UEMS, Alencar Ferri; assessor da Reitoria da UEMS, Ney Azambuja; Hélio Queiroga, assessor parlamentar do deputado estadual Junior Mocchi, presidente da Assembleia Legislativa; diretora da Escola Municipal João Chama, Vera Lúcia Pereira; diretora de Educação de Aparecida do Taboado, Adelair Aparecida Martins; do vereador José Natan de Paula; advogado Gerson Claro, ex-diretor do Detran/MS; Chefe de Gabinete, José Rodrigues de Matos; a secretária de Assistência Social e primeira -dama, Lucilene Tábuas Carrasco; e professores Fábio Augusto Ceabra e Ana Tereza Vendramini Reis.