A Prefeitura de Aparecida do Taboado deu início à campanha “Maio Amarelo”, desenvolvida pela Coordenadoria Municipal de Trânsito. As primeiras ações, das várias que estão no cronograma de ações a serem realizadas durante o mês de maio, foram palestras nas escolas e um dia de blitz de conscientização da população, nesta quinta-feira, 10/05.

Neste ano o tema da campanha é “Nós Somos o Trânsito” e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. Segundo Claudete Alves de Souza, coordenadora municipal de trânsito, o tema foi discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND) e apresentado em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“O tema propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro”.

Claudete contou ainda que diversos órgãos estão envolvidos na campanha, sendo: o DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito), a agência municipal do DETRAN/MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A blitze ocorreu no semáforo da Avenida Presidente Vargas, esquina com a Avenida Orlando Mascarenhas Pereira, com orientações e entrega de panfletos e adesivagem de veículos.

As palestras estão programadas para todas as escolas municipais. A campanha já atendeu as escolas “João Chama” e “Professor Jesus José de Souza”.

A programação se estende durante todo o mês e conta com simulação de socorro de acidente de trânsito pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar; palestras nas escolas; apresentação de fantoches na Biblioteca SESI para as crianças atendidas pelo instituto Dom Afonso Maria Fusco, circuito de bicicleta e palestra; e palestra com o Centro Cultural “Professor Agrício José Tolentino” com a presidente do CETRAN/MS, Drª Regina Maria Duarte, divulgando a importância da educação no trânsito no município.