Para auxiliar o pequeno produtor rural através da agricultura familiar, a Prefeitura de Aparecida do Taboado foi contemplada pelo Governo do Estado com equipamentos de implementos agrícolas. A entrega ocorreu na segunda-feira, 11/06, em Campo Grande, em um dos espaços da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), reunindo dezenas de pessoas entre lideranças municipais, estaduais, federais e, agricultores familiares (assentados, produtores tradicionais, indígenas e quilombolas).

O prefeito Robinho Samara enfatizou que a agricultura familiar recebeu um grande incentivo com esta entrega e o fomento do setor irá contribuir para o desenvolvimento agrícola das famílias assistidas. Dados oficiais estimam que cerca de 70% dos alimentos que vão para as nossas mesas são oriundos da produção com mão-de-obra familiar.  “O governador Reinaldo Azambuja mais uma vez valorizou Aparecida do Taboado e todo o Estado. Estamos muito contentes com mais este benefício para o nosso município”, disse Robinho.

O Município recebeu um trator, uma grade aradora, uma grade niveladora, um distribuidor de calcário, um rotoencanteirador e uma concha traseira. Os equipamentos foram adquiridos com emenda parlamentar da senadora Simone Tebet e contrapartida do Governo do Estado.

Ficará a cargo da Prefeitura o cadastro dos serviços. O pequeno produtor familiar deve ir, primeiramente, à Agraer solicitar a DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF). Criado para identificar o agricultor familiar nas áreas rurais, o documento dá acesso a políticas como o crédito ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e aos programas de compra pública, como o de aquisição de alimentos (PAA) e o de Alimentação Escolar (PNAE).

Para os equipamentos serem utilizados existem algumas regras a serem seguidas, conforme convênio assinado pelo prefeito com a Agraer. O produtor deve atender a todos os critérios de encaixe ao convênio assinado entre os órgãos. Os serviços serão autorizados somente com a DAP e serão fiscalizados tanto pela Prefeitura quanto pela Agraer. Após a aquisição do documento, o produtor deve se dirigir até a Prefeitura, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente para formalizar o cadastro e agendamento dos serviços.

Esta foi a maior entrega de equipamentos para fomentar o setor, calculada em R$ 12 milhões investidos na aquisição de 567 implementos agrícolas. Todos os municípios de Mato Grosso do Sul serão beneficiados com a tão demandada patrulha mecanizada. “Nós estávamos em um momento em que a bancada federal tinha que fazer uma escolha e optou colocar uma emenda parlamentar para comprar os equipamentos. Então, temos empenhados R$ 9 milhões e a partir daí, fizemos mais um esforço coletivo, a distribuição das emendas, ela é respeitada a cada parlamentar. O mais importante é que os 79 municípios foram atendidos. Essas emendas, com a contrapartida que Governo do Estado colocou, é que propiciou a gente chegar até a data de hoje, entre o que já foi entregue e com o que está sendo entregue aqui, com mais de 1.044 equipamentos que vão ajudar a agricultura familiar”, falou Reinaldo Azambuja durante o seu pronunciamento.