Mais uma importante aquisição foi feita para auxiliar no atendimento dos pacientes que dão entrada na FESAT (Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado). Na manhã desta segunda-feira, 18, um Capnógrafo, aparelho de monitoramento de oxigenação, foi entregue pelo prefeito Robinho Samara, acompanhado do secretário de Saúde, Márcio Garcia Galdino; da diretora de áreas médicas da Secretaria Municipal de Saúde, Janete Oliveira Almeida; e do vereador José Rodrigues de Matos (Zezão do PT).

O equipamento foi recebido pelo diretor, Marco Pires, que agradeceu o apoio do Executivo à Fundação. O Capnógrafo foi adquirido através de emenda parlamentar estadual do deputado George Takimoto, no valor de R$ 12.392,00. O equipamento monitora o dióxido de carbono CO2 exalado pelo paciente, esta monitorização é chamada de capnografia, utilizada como parâmetro indicativo de acidose respiratória incipiente e como ferramenta no auxilio ao desmame do respirador.

O prefeito Robinho Samara enfatizou que a Administração Municipal trabalha para melhorar todas as áreas e tem como uma de suas prioridades a Saúde. “Nós sempre buscamos recursos estaduais e federais para nos auxiliar a fortalecer o nosso município. Conseguimos essa emenda e estamos muito contentes em hoje poder entregar este aparelho ao hospital”.

Na oportunidade, o diretor da Fundação anunciou ao Chefe do Poder Executivo e aos presentes que a partir de julho o hospital passa a contar com uma médica ginecologista obstetra. Segundo ele, a contratação da doutora Maria Tereza Piva garantirá maior agilidade aos atendimentos às gestantes, pois a médica reside em Aparecida do Taboado. “Este é um ponto positivo para os munícipes, porque quando houver necessidade de uma emergência a médica estará no município e chegará mais rápido”, afirmou Marco Pires, contando ainda que de janeiro a maio foram realizados 81 partos na FESAT.