Com o intuito de auxiliar o empresário aparecidense quanto à tributação, renovação de benefícios, licenças e outros assuntos relacionados a seus setores, a Prefeitura de Aparecida do Taboado em parceria com a SEMAGRO (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) realizou uma reunião de orientação na quinta-feira, 26, no Centro Cultural e Pedagógico “Professor Agrício José Tolentino”.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente reuniu mais de 20 empresários do setor industrial com o Secretário Adjunto da SEMAGRO, Ricardo Sena, e com o prefeito, Robinho Samara. Participaram ainda, o presidente da Câmara de Vereadores, Alaor Bernardes da Silva Filho (Lolozinho); o procurador jurídico, Everton Caramuru; secretário interino de Administração, Jary Augusto da Silva; e o chefe de trânsito do DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito), Evaldo Queiroz (Berval).

Na oportunidade, Ricardo Sena falou sobre os benefícios que o Estado de Mato Grosso do Sul oferece e do empenho em fortalecer os setores da indústria em seus diversos segmentos. Além disso, o principal motivo da reunião foi atender pessoalmente cada empresário e ouvir de cada um sua demanda, necessidade ou tirar dúvidas em relação a seu respectivo segmento.

“Fico muito feliz em poder vir conhecer cada um dos empresários e ouvi-los, entender os momentos de dificuldades e/ou dúvidas que estão passando e precisam do nosso empenho para auxiliá-los na busca de soluções. Saio daqui levando questionamentos importantes e que cuidarei para que tenham as respostas o mais breve possível”, comentou Ricardo Sena.

O secretário adjunto anunciou que o Governo do Estado pretende extinguir o ICMS garantido e, disse ainda, que “uma reunião assim contribui muito para que Estado possa conhecer as particularidades dos setores e pensar em ações estratégicas que visem amenizar e até mesmo sanar estas questões e, principalmente, fomentar o aquecimento dos setores em geral”.

Segundo a secretária de Desenvolvimento, Dulce Lima, os empresários expuseram suas dificuldades que vão desde a necessidade de atendimento odontológico via SESI/SENAI para os funcionários; qualificações específicas de acordo com o setor; problemas com a baixa capacidade de energia que dificulta a capacidade de ampliação da empresa; questão na tributação; problemas de fiscalização em relação à venda de bovinos; regulamentação do queijo artesanal/caipira; questões de licenças entre outros.

O prefeito Robinho Samara agradeceu a presença de todos e afirmou seu compromisso em continuar trabalhando para melhorar a infraestrutura do município em habitação, saneamento básico, educação, saúde, geração de emprego e renda entre outros. Além disso, Robinho disse que está à disposição para auxiliar os empresários em suas necessidades junto ao governo do Estado e que a gestão municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, buscou estreitar este relacionamento com a SEMAGRO para que o governo conheça mais de perto as particularidades e diversidade do setor industrial no município.

Ao final, o prefeito e o secretário Ricardo Sena avaliaram a reunião com objetivo de traçar melhorias para o setor industrial de Aparecida do Taboado. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, será agendada outra reunião com o secretário adjunto, com foco nos pequenos produtores da agricultura familiar para abordarem sobre incentivos ao setor.