Como uma forma de ensinar e ao mesmo tempo entreter, a Prefeitura de Aparecida do Taboado, em parceria com o Ministério da Cultura, através do projeto “Diverte Teatro Viajante”, promoveu uma peça teatral voltada para as crianças de oito a doze anos matriculadas nas escolas municipais, para falar sobre as mudanças climáticas. O evento, coordenado pela Diretoria de Cultura, ocorreu na terça-feira, 21, às 09h (BR), no Centro Cultural e Pedagógico “Professor Agrício José Tolentino”.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cultura Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos, a peça teatral é dirigida pela empresa CTG Brasil e as crianças assistiram ao espetáculo “Projeto Iceberg. Entendendo as Mudanças Climáticas”.

O espetáculo faz com que as crianças aprendam como consumir os recursos naturais com responsabilidade e também, a importância da reciclagem. “Elas passam a entender o que está acontecendo com os polos da Terra, quais serão as consequências das mudanças climáticas e o que cada um pode fazer para minimizar esses efeitos”, explicou o diretor de Cultura, Ronaldo Souza.

Nesta peça teatral os cientistas recebem uma mensagem da Ursa Rosa, que mora no Polo Norte. É uma mensagem de socorro, pois o gelo está derretendo e o nível dos mares está subindo. Em breve, ela terá que se mudar, porque não terá mais onde viver. “Junto com a plateia, eles descobrem porque as mudanças climáticas que estão acontecendo em nosso planeta colocam a vida da Ursa Rosa, e de todos nós, em risco. Assim, juntos, poderemos ajudar a ursa e melhorar a nossa vida também”, resumiu a secretária Maria Margarida.