Festa das Nações com show de Luis Goiâno & Girsel da Viola será atração no aniversário da cidade

No dia 28 de setembro deste ano Aparecida do Taboado completa 70 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar com a população, a Prefeitura preparou uma programação envolvendo todas suas secretarias, entidades e iniciativa privada. Tudo feito com muita economia e criatividade, como ensinam os dias atuais. A programação inicia neste sábado, 22, e segue até o dia 30 de setembro.

A primeira agenda é o evento gospel “Abala Taboado”, que ocorre neste sábado, 22, das 19h às 23h (BR), no Módulo Esportivo “Wilfrides Alves Martins”, realizado pela Igreja Assembleia de Deus Missões. Este ano a pregação com o Pastor Valberto Santana, de Anápolis-GO.

Na quarta-feira, 26, a Secretaria Municipal de Assistência Social irá realizar o jantar dos aniversariantes da Melhor Idade, o evento ocorrerá às 19h (BR), no Salão de Festas “Luzia Geralda dos Santos” e atende todos os cadastrados e associados na Melhor Idade. Às 19h30 (BR), Módulo Esportivo “Wilfrides Alves Martins”, está programada a final da XVIII Copa do Trabalhador e I Copa da Trabalhadora, evento de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que contou com 18 equipes participantes.

Na sexta-feira, 28, dia do aniversário da cidade, o prefeito Robinho Samara, vereadores e sua equipe de governo convidam a população para visitar as obras pleiteadas pela Prefeitura e que estão em execução no município. Está na programação visita à Avenida Geraldo Rodrigues de Almeida, Avenida Porto Taboado, Avenida Boiadeira e em algumas ruas dos bairros Vila Glória e São Jerônimo que recebem drenagem e posteriormente serão pavimentadas.

Para a diversão dos cidadãos será realizada ainda a Festa das Nações, nos dias 28 e 29. O evento ocorrerá na Praça da Matriz, a partir das 20h (BR), com apresentação da Banda Marcial Municipal, danças típicas, divulgação do sorteio do IPTU 2018 e show com a dupla Luis Goiâno & Girsel da Viola, além de uma diversidade de comidas típicas de vários países. Já no sábado, 29, às 21 (BR), a Festa das Nações dá continuidade nas apresentações de danças típicas e será encerrada com o show da Banda Samarino.

No domingo, 30, às 8h (BR), a Prefeitura dá apoio ao evento “Pedalando contra a Pólio”, uma realização do Rotary Clube. A largada dos ciclistas participantes será feita de frente ao clube da AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), localizado na Avenida Orlando Mascarenhas Pereira.

Para encerrar as festividades do aniversário de Aparecida do Taboado, às 19h (BR), no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, será celebrada a tradicional Missa Sertaneja em ação de Graça à Aparecida do Taboado.

 O prefeito Robinho Samara, o vice-prefeito Gustavo Carvalho, e a Câmara de Vereadores convidam toda a população aparecidense para prestigiar o aniversário do município. “Aparecida do Taboado, a nossa Terra dos 60 dias apaixonado, merece todo o nosso carinho e respeito. Venha comemorar conosco as conquistas de nossa terra”, convidou o prefeito.

Conheça a história de Aparecida do Taboado

O primeiro povoado surgido na região foi o Porto Taboado, às margens do Rio Paraná, empreendimento dos mineiros: João Barbosa e Máximo José da Rocha. Posteriormente, Antônio Leandro cedeu parte de sua fazenda, denominada Córrego do Campo, um pouco distante das margens do Rio Paraná e iniciou a implantação de um novo povoado, que tomou a denominação de Lagoa Suja, atualmente, Aparecida do Taboado.

A criação do município ocorreu em 28 de Setembro de 1948. O nome da cidade é uma homenagem do fundador, Antônio Leandro de Menezes, que fez uma promessa a Nossa Senhora Aparecida para a cura de um filho doente e doou terreno para a elevação de uma cidade, e foi construída uma capela na atual Praça da Igreja Matriz do município, em devoção à padroeira. O nome Taboado vem de um antigo porto às margens do rio Paraná que tinha muitas taboas, uma vegetação comum em áreas alagadas do cerrado. Por isso Aparecida do Taboado.

Os primeiros habitantes da região vieram dos estados de São Paulo e Minas Gerais.