Na manhã desta quarta-feira, 10, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Aparecida do Taboado lembrou o “Dia Mundial de Saúde Mental” com exposição dos trabalhos realizados pelos pacientes. A exposição ocorreu na sede da unidade, das 08h30 às 14h.

Segundo a psicóloga e coordenadora do CAPS, Cristina Pires, a data sempre é lembrada pelo CAPS. “Fazemos comemorações nesta data, pois acreditamos que neste trabalho terapêutico nós conseguimos equilibrar a saúde mental, controlar nossos pacientes que às vezes tem problema mental ou psicológico. Então a ideia é de juntar essas duas coisas também”, disse.

Cristina contou que a unidade utilizou a cor rosa para lembrar a campanha “Outubro Rosa”, cujo objetivo é também de prevenção. “O nosso objetivo foi de mesclar essa questão para a prevenção do câncer de mama e a saúde mental”, explicou.

O CAPS é um dos serviços substitutivos aos antigos manicômios e tem contribuído para a inserção social de todas as pessoas com algum tipo de transtorno e também dependentes de substâncias psicoativas (álcool e drogas). No município, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na Rua Maximino José da Rocha, 3445, Chácara Boa Vista, em frente ao Módulo Esportivo. Os telefones para atendimento são: (67) 3565-6147 ou 9 92033759. Os interessados pelos serviços do CAPS podem procurar os profissionais da unidade.

No local, trabalham psicóloga, assistente social, enfermeira, pedagoga para oficinas terapêuticas e técnica de enfermagem.