A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por intermédio da Rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde realizou, entre os dias 07 e 14 de novembro, campanha de prevenção do Câncer Bucal.

Todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família foram envolvidas nas atividades que consistiam em palestra, entrega de folders e consultas específicas para diagnóstico de Câncer Bucal, que ocorreram simultaneamente com a campanha estadual.

De acordo com José Ulisses Castro e Silva, coordenador de auditoria odontológica, além dos dentistas da Atenção Básica as atividades também receberam palestrantes convidados e contou com o testemunhal de pacientes que se curaram da doença.  As ações iniciaram na ESF Vila São Jerônimo e terminaram na ESF Jardim do Lago.

“A campanha é de extrema importância, pois volta a atenção para uma doença que está cada vez mais frequente e que, quando diagnosticada no seu início, tem grandes chances de cura”, explicou o coordenador.

Durante a campanha foi explanado que o perfil epidemiológico da doença mudou, ocorrendo em populações de menor idade, assim como o foco da prevenção que deixou de ser a autoavaliação para a avaliação do profissional especializado, ou seja, o cirurgião dentista, devendo a população passar por consulta odontológica a cada seis meses, no mínimo.

O coordenador reiterou que as atividades da campanha continuam e são parte da rotina clínica de todas as unidades de Atenção Básica.