Na manhã desta terça-feira, 20, a Prefeitura de Aparecida do Taboado, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, reuniu escolas municipais, estaduais e particulares para a realização de um evento de Socialização das Práticas de Mobilização e Finalização do 1º Concurso Literário “Pequenos Poetas”, que envolveu alunos de 4º e 5º anos. A ação é uma iniciativa em parceria com o Instituto Votorantim, Fibria e parceiro técnico Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Na oportunidade participaram: a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos; representando o prefeito, José Robson Samara, o chefe de Gabinete, Jary Augusto Silva; representando a Fibria, o coordenador de logística Thiago Kunagai, a consultora de sustentabilidade Evania Lopes e a técnica mobilizadora Paula Bonfim Dias; e a formadora do Cenpec pelo PVE, Luciana Franceschini, responsável pela formação da gestão educacional e gestão escolar durante o ano de 2018.

Ao abrir o evento, a secretária de Educação ressaltou a satisfação em concluir o projeto.  “Hoje é um momento bastante festivo, é a culminância do concurso de poesias. Um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho, mas quando você sonha em coletivo se torna uma realidade. Todos os alunos que fizeram a poesia são campeões e agradeço a todos que contribuíram para que acontecesse este evento”, disse.

A formadora do Cenpec pelo PVE, Luciana Franceschini, salientou acreditar na mobilização comunitária para o desenvolvimento das comunidades, principalmente a âmbito educacional. “Ao alcançar o objetivo que se propõe, o PVE acredita na mobilização comunitária. Quanto mais a população se informa e se apropria destes aspectos da educação pública e a compreende como um bem imprescindível para o desenvolvimento das comunidades, maior será o impacto sobre a qualidade da educação”.

Luciana ainda fez uma reflexão sobre o desafio da educação dizendo que ele é desafio de toda a sociedade e, portanto, o envolvimento e o comprometimento de todas as pessoas são essenciais. “Precisamos convidar a todos para pensar, discutir e atuar em prol de uma educação de qualidade, garantir este direito a cada uma dessas crianças e jovens deste país, conforme prevê a nossa Constituição. São muitos os desafios, precisamos valorizar a educação pública para que possamos desenvolver competências de forma autônoma, garantindo abrangência de todo território. Devemos começar conscientizando os indivíduos sobre a importância da educação”.

A diretora de Educação e técnica de mobilização do município, Adelair Aparecida Martins Rodrigues fez uma breve apresentação da importância da parceria Votorantim pela Educação para Aparecida do Taboado. Ela enfatizou que esta parceria contou com colaboração da técnica de mobilização Josefa Joana Braz Hipolito e com o envolvimento de toda a equipe da Secretaria de Educação, com a diretores, coordenadores, professores e funcionários escolares e comunidade. “Juntos formamos forças para que realmente possamos melhorar a qualidade da Educação de nosso município. Estas parcerias são muito importantes. Temos a intenção de buscar patrocínios para a edição de um livro com as poesias escritas pelos estudantes”, disse.

A ação foi idealizada em parceria com a rádio Shekiná Mais FM. O radialista José Benedito de Paula Junior  procurou pela Educação para criar o concurso, que coincidiu com o projeto do PVE que já estava em andamento. As premiações foram buscadas por José Benedito junto das empresas aparecidenses que doaram brindes para serem sorteados entre as crianças. A Gou Clínicas de Odontologia doou dois tratamentos bucais; a Bouts colaborou com seis pares de tênis; a Cooperativa Sicredi duas poupanças no valor de R$ 100,00; o gerente de agência do INSS, escritor e poeta, Gláucio Antônio de Queiroz Oliveira, doou livros de poesias. Além dos sorteios, todas as crianças receberam medalha de participação, doadas pelo SIMTED. Os vencedores do Concurso receberam medalhas de ouro, prata e bronze da Bella Pharma; bicicletas doadas pela Fibria e capacetes da Saúde Integrada.

Para escolher as seis melhores poesias foi criado um Comitê Avaliador, formado pelo Padre Ivanilton Ferreira da Silva, pelo gerente de agência do INSS e escritor e poeta Gláucio Antônio de Queiroz Oliveira e a professora Gersina Arcanja Correa Barrada. No evento, os membros leram as poesias que definiram os três primeiros lugares dos 4 º anos e os três primeiros lugares para 5º anos escolares.

Confira a lista dos alunos de 4º Ano selecionados:

1º lugar: Alisson Flávio Garcia de Souza, 4º ano B, da Escola Municipal Professor Jesus José de Souza. Autor da poesia “Comparando Brincadeiras”.

2º lugar: Sophia Marques, 4º Ano A, da Escola Municipal Coronel João Alves Lara. Autora da poesia “Pare, Olhe, Escute”.

3º lugar: Lucas Eliandro Borges de Lima, 4º Ano B, da Escola Municipal Coronel João Alves Lara. Autor da poesia “Brincando Alegremente”.

Veja os alunos de 5º Ano vencedores:

1º lugar: Isabela Gladston Souza, 5º Ano, da Escola Estadual Frei Vital de Garibaldi. Autora da poesia “Brincadeiras e Alegrias”.

2º lugar: Lucas Ancelmo Dantas, 5º Ano B, da Escola Municipal João Luiz Pereira. Autor da poesia “Criança precisa de liberdade”.

3º lugar: Bruno Miudos Santos, 5º Ano A, da Escola Municipal João Luiz Pereira. Autor da poesia “Brincando Até Cansar”.

Os sorteados entre todas as crianças participantes do projeto ficou da seguinte maneira:

Poupança: Eloá Prado de Paula, Escola Municipal João Alves Lara

Poupança: Emily Gabriela Nogueira Tavares, Escola Estadual Georgina de Oliveira Rocha.

Tratamento Bucal: Vitória Rafaela Berto de Matos, Escola Municipal João Chama.

Tratamento Bucal: Kaike Vitoriano Santos Oliveira, Escola Estadual Georgina de Oliveira Rocha.

Tênis: Isabely Pereira Rodrigues Queiroz, Escola Municipal João Chama.

Tênis: Raissa Aparecida dos Santos Costa, Escola Municipal Professor Jesus José de Souza.

Tênis: Gisely Iara Thomaz Elouteiro, Escola Estadual Frei Vital de Garibaldi.

Tênis: Gustavo Ferreira Malta, Escola Municipal Professor Jesus José de Souza.

Tênis: Lauro Eduardo da Silva Soares, Escola Estadual Georgina de Oliveira Rocha.

Tênis: Loreina de Araújo, Escola Estadual Georgina de Oliveira de Oliveira Rocha.