Com a implantação do programa de equilíbrio fiscal, uma das linhas de investimento do Programa de Apoio a Gestão Pública (PAGP), iniciativa da Fibria e do Instituto Votorantim, a Prefeitura de Aparecida do Taboado apresentou melhoria na arrecadação.

A evolução e resultados parciais do projeto foram apresentados na manhã desta quinta-feira, 13, durante reunião no Gabinete do Executivo entre o prefeito Robinho Samara; secretário de Fazenda e Planejamento, Juner Cezar Pereira da Costa; a analista de projetos do PAGP, Joyce Maria Rodrigues; e Marcela Tavares, consultora do Instituto Aquila, contratada pelo Instituto Votorantim para aplicar o programa, que tem como foco a modernização da gestão pública, bem como colaborar para o equilíbrio das contas e atrair recursos para a cidade.

De acordo com Marcela Tavares, o objetivo da parceria é a excelência em gestão na área pública. A apresentação iniciou com um histórico do projeto desde o mês de maio deste ano, quando foi realizado o diagnóstico municipal, identificando oportunidades de receitas e despesas. Logo após, foram apresentados os resultados alcançados e as recomendações finais.

O programa visa ainda apoiar projetos de modernização nas áreas tributária, administrativa, educação, assistência social e saúde, e também de redução do déficit de infraestrutura, auxiliando na elaboração/revisão de planos municipais básicos e projetos executivos com fins a possibilitar ao município a captação de recursos federais e outras fontes.

Com a implantação, as melhorias puderam ser sentidas em diversas áreas tributárias, tanto de arrecadação de impostos (IPTU, ITR e ISS) quanto em recursos vinculados nas secretarias de Obras, Saúde e Educação.

O prefeito Robinho Samara agradeceu a parceria com a Fibria e salientou que inserir a consultoria do Instituto Votorantim no município é muito importante para contribuir no aumento do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), auxiliando a Prefeitura na busca por uma cidade mais organizada e uma gestão mais eficiente.

 

Compartilhe com os amigos: