A Prefeitura de Aparecida do Taboado ofertou dois cursos de profissionalização do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), gratuitamente, para 50 aparecidenses usuários dos serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social, por intermédio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). A aula inaugural das capacitações ocorreu na noite desta segunda-feira, 1º de abril.

Estão em execução os cursos de “Assistente Administrativo” e “Eletricista Instalador Residencial”. Durante a abertura, Ana Elizabeth de Lima Garcia, gerente da unidade, parabenizou os participantes e a Prefeitura por oportunizar a qualificação profissional dos inscritos. “É uma satisfação imensa estarmos aqui hoje, formando duas turmas de qualificação. Já quero parabenizar a nossa primeira-dama [Lucilene Tábuas Carrasco] e ao nosso prefeito [Robinho Samara] que, através da Assistência Social, estão qualificando vocês para estarem prontos e preparados para irem atender as demandas da indústria. O que a Prefeitura está fazendo é uma coisa inédita, pois está atendendo tanto a comunidade, como a indústria, porque a indústria nos demanda muito pessoas qualificadas”, falou.

A gerente destacou que nestes quatro anos de instalação do SENAI no município “é a primeira vez que a unidade atende a uma prefeitura da região. É a primeira vez que nós atendemos uma turma para qualificação, para atender a indústria em suas dificuldades e demandas. Aparecida do Taboado é o quarto polo industrial do Estado e o que precisa na indústria é de mão de obra qualificada. Esperamos que hoje seja o início de uma nova jornada na vida de vocês; desejo para vocês sucesso e que quando vocês terminarem estejam pré-colocados em um trabalho dentro daquilo que buscaram no SENAI”. 

A secretária de Assistência Social, Lucilene Tábuas Carrasco, salientou a alegria em oportunizar os cursos pelo SENAI. Ela fez uma breve retrospectiva das capacitações já realizadas por sua pasta. “Nós é quem estamos muito felizes em darmos esta oportunidade a vocês nestes dois cursos. Em 2014 e 2015 fizemos vários cursos, mas com o PRONATEC. Agora tem o SENAI em nosso município nada mais justo do que fazer parceria com a unidade. Estamos com 25 alunos em cada curso e pedimos encarecidamente para cada um que concluam, pois a demanda é muito grande e a oportunidade foi dada a vocês. Desejo boa sorte a todos”, disse.

A coordenadora do CRAS, Lucimeire Brandão, ressaltou que, ao fazer o planejamento dos cursos para o ano de 2019, a Prefeitura pensou no SENAI para atender àqueles que não possuem condições para pagar por eles. “Estes cursos são pagos e só estão sendo gratuitos aos participantes porque a Prefeitura está custeando eles. Peço do fundo do meu coração para que não desistam, porque não tem como substituir o participante. Vocês estão tendo essa oportunidade de se qualificarem e espero que com estes cursos vocês consigam um bom trabalho”.

O curso “Assistente Administrativo” tem carga horária de 160 horas e seu objetivo é ensinar o participante a executar trabalhos pertinentes às áreas administrativas de indústrias e departamentos comerciais, de acordo com a legislação vigente; procedimentos internos, normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho. Já o curso “Eletricista Instalador Residencial” tem carga horária de 180 horas e ensina a executar e manter as instalações elétricas em edificações atendendo aos requisitos técnicos, de qualidade, de saúde, higiene e segurança, e de meio ambiente.