No último dia 28, a Prefeitura de Aparecida do Taboado, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, capacitou 12 aparecidenses pelo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) para serem cuidadores de idosos e acamados.

O curso foi totalmente gratuito aos interessados e teve uma grade curricular bastante específica. Na oportunidade, os participantes puderam se informar sobre os cuidados de higiene dos atendidos e do local, dentre outros assuntos relacionados. Todos foram certificados para desempenharem a função de cuidador.

A fisioterapeuta Marcionilia Cristina de Queiroz ensinou sobre os cuidados com acamados e com os cuidadores; a relação familiar entre acamados, cuidadores e família; higiene pessoal, do ambiente e do cuidador; prevenção de escaras e feridas; mudanças de decúbitos (trocas de posturas); banhos de leito e chuveiro; cuidados com o ambiente para deslocamento dos acamados.

O dentista da unidade da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Vila Barbosa, Fábio Abusalan de Paula, ensinou sobre a devida higiene bucal dos pacientes. A enfermeira Cíntia Lallucy, chefe das Unidades e coordenadora do NASF, explicou sobre o uso devido, cuidados e manuseios de sondas nasoenteral e vesical.

“Este é um importante curso, que visa o tratamento humanizado aos idosos e acamados. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, pelo NASF, tem envolvido as equipes de todas as Unidades de Saúde da Família para oportunizar mais saúde à população aparecidense”, destacou o secretário de Saúde, Márcio Garcia Galdino.

O secretário agradeceu a todos os envolvidos para a realização do curso, desde os ministrantes até as profissionais da limpeza ESF Vila São Jerônimo, à equipe do CEDIT; e à coordenadora das Unidades Médicas, Janete Oliveira.