A “Semana do Meio Ambiente”, realizada pela Prefeitura de Aparecida do Taboado, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, iniciou na última segunda-feira e segue até o dia 07 de junho com uma programação diversificada. Na terça-feira, 04, a Polícia Militar Ambiental (PMA) local foi convidada para palestrar sobre a preservação do Meio Ambiente.

O evento ocorreu às 8h (BR), no Centro Pedagógico e Cultural “Agrício José Tolentino” e teve como público-alvo alunos da rede municipal de ensino, dos 4º e 5º anos do ensino fundamental. O auditório ficou lotado para assistir a ministração do comandante da PMA, sargento Willian Fernando de Souza Braguini, que falou sobre a importância de manter, primeiramente, o ambiente em que vivemos limpo, com pequenos gestos que fazem toda a diferença.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Dulce Lima, agradeceu ao comandante por aceitar o convite, à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e às diretoras das escolas municipais, por trabalharem em parceria com a programação em sala de aula. “Essa Semana do Meio Ambiente nos faz refletir sobre as nossas atitudes para cuidar da nossa cidade. Ao longo da semana, vamos fazer plantio de árvores, doação de mudas e distribuição de sementes de girassol. Nada disso seria possível se não tivéssemos parcerias como essa que está acontecendo aqui hoje”, destacou a secretária.

Maria Margarida de Matos, secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e salientou para as crianças que cuidar do Meio Ambiente é um ato de amor para todos, principalmente para as futuras gerações.

Braguini iniciou a palestra com a apresentação de diversos temas a cerca da preservação do meio ambiente como, por exemplo, o tráfico de animais, no entanto, lixo e queimadas no município foram os principais. “Cada um muda a si. E, mudando a si, muda o seu entorno; mudando o seu entorno, muda o seu bairro; e mudando o seu bairro, muda a sua cidade”.

“Nós temos a esperança de que vocês vão mudar o futuro e já estão mudando. Hoje nós temos uma conscientização ambiental que não havia na minha época. Isso que vocês estão vendo aqui hoje, essa oportunidade de um bate papo eu não tive na minha infância, fui ter na minha faculdade. Aproveitem essa gama de acesso à informação”, orientou o sargento aos alunos.

Ao fim da apresentação, foram esclarecidas dúvidas das crianças e o comandante explanou ainda sobre o que a PMA faz, qual a sua função e o que a sociedade espera dos alunos participantes.