A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ocorre de 21 a dia 28 de agosto e para colocar a sociedade em reflexão quanto ao dever da igualdade para inclusão, na última quinta-feira, 22, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Aparecida do Taboado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Prevê Objetivo, Escola SESI/SENAI, praticantes da Capoeira do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), e APAE de Santa Fé do Sul-SP fizeram uma passeata pela Avenida Presidente Vargas até a Rua Duque de Caxias, encerrando na Praça da Matriz, onde foram recepcionados por alunos da rede municipal de ensino que comemoravam o Folclore brasileiro.

Com base no tema: “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”, a semana tem como objetivo quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade, lutando pelos direitos das pessoas com deficiência, que têm a necessidade de apoio em diversas áreas: social, familiar, escolar, trabalhista e etc, para que a inclusão se torne efetiva e as pessoas com deficiência se tornem mais preparadas e amparadas diante das dificuldades da vida.

Segundo a diretora pedagógica da APAE local, Ângela Vieira, a Semana engloba atividades diferenciadas com os alunos. Sobre a passeata, ela agradeceu a receptividade da comunidade. “Foi lindo. Convidamos a fanfarra da APAE de Santa Fé do Sul para participar conosco e foi muito emocionante. Presenciar o pessoal do comércio, na rua, assistindo e batendo palmas foi gratificante. Obrigada a toda comunidade. Deixo o convite para que venham se apaixonar com a gente, conhecer a nossa APAE, a nossa realidade e os nossos alunos”, disse.

Maria Cristina Ferreira, professora de música dos alunos da APAE de Santa Fé do Sul-SP parabenizou a ação da unidade de Aparecida do Taboado e elogiou o apoio do Poder Executivo. “Foi um convite que nós achamos perfeito, porque precisamos mostrar para a comunidade as habilidades e quanto eles são capazes. Isso é inclusão, eles estarem presentes nos eventos, na comunidade. Aparecida do Taboado é sempre carinhosa com a gente. Fomos muito bem recebidos, agradeço demais à direção da APAE, ao prefeito [Robinho Samara] e à comunidade. É muito bom vir a Aparecida do Taboado”, disse.

Na Praça da Matriz, os alunos da APAE local e de Santa Fé do Sul assistiram as apresentações do Folclore realizadas pela Escola Municipal “João Alves Lara” e participaram de roda de capoeira, além de apresentarem um teatro para as crianças das escolas municipais. Foi encenada a peça “Sítio do Pica Pau Amarelo” e todos ficaram encantados.

“Foi um momento bastante especial para todos nós, em comemoração à semana do portador de necessidades em conjunto com as nossas atividades que fazem parte do Programa Votorantim pela Educação. Nós unimos os dois momentos desde o ano passado e tem sido um sucesso”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla se tornou lei. Foi sancionada em 26 de dezembro de 2010. O Brasil tem hoje 2.201 Apae’s e entidades filiadas, coordenadas por 24 Federações Estaduais, abrangendo todos os estados para atender diariamente cerca de 250 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

A Apae é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos de direito privado, responsável pelo atendimento de pessoas desde o nascimento até o fim da vida.