A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, desenvolve pelo segundo ano consecutivo o Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) 2019 do Instituto Votorantim, em parceria com a empresa Suzano. O projeto teve o seu Ciclo III realizado nos dias 04, 05 e 06 de setembro e definiu a finalização das ações para o Ciclo IV, que ocorrerá no mês de outubro, de 21 a 23, sendo encerrado com o 2º Concurso Literário de Poesias: “Pequenos Poetas”.

Os encontros ocorreram na sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, para atender as categorias GESC (Gestão Escolar), GEDU (Gestão Educacional) e MOB (Mobilização Social e Mobilização de Jovens).

O primeiro encontro foi com a equipe do GEDU, com os técnicos da Secretaria de Educação, que trabalharam a revisão do plano de ação e o monitoramento do sistema EAD (Ensino à Distância), com o objetivo de realizar todas as ações trabalhadas durante o Ciclo II.

Equipe do GEDU

Já no dia 05, o encontro foi voltado para a equipe GESC, que reúne gestores escolares da Rede Municipal de Ensino. Na oportunidade, os gestores aprofundaram os estudos feitos pela equipe, fazendo o reforço do plano de ação de cada escola.

Equipe do GESC

No dia 06, foram reunidos os participantes do MOB, tanto da Mobilização Social quanto a Mobilização de Jovens, que fizeram o reconhecimento e celebração das práticas vividas, trabalharam a produção estética do grupo, fazendo o reconhecimento de ações nos espaços; identificaram e exercitaram as práticas das competências; e atualizaram o plano de ação, sendo definidos os próximos passos.

De acordo com a diretora de Educação e técnica mobilizadora do PVE, Adelair Aparecida Martins Rodrigues, após os encontros mediados pela formadora responsável, Heloisa Martins Proença, e pela técnica mobilizadora da empresa Suzano, Paula Bomfim Dias, com o apoio da secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos, ficou decidido que a finalização do projeto 2019 será com o 2º Concurso Literário de Poesias: “Pequenos Poetas”, no dia 22 de outubro, no Centro Cultural e Pedagógico “Agrício José Tolentino”, das 8h às 12h (BR), com o tema “Amigo é coisa para se guardar no coração”.

“Terão direito a participar do concurso alunos do 3º ano da Escola Municipal São Jerônimo e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e 4º ano da Rede Municipal, Estadual e Privada regularmente matriculados nas escolas do nosso município. Os participantes deverão desenvolver uma poesia de acordo com o tema do concurso”, explicou Adelair.

A técnica mobilizadora contou ainda que todas as escolas já trabalham para confeccionar as poesias com os seus alunos. Elas deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Educação, no dia 30 de setembro, sem identificação tanto da escola quanto do aluno e do professor. Uma banca avaliadora, composta por duas pessoas com capacitação técnica em educação e um membro da sociedade, irá ler todas as poesias e selecionar as três melhores de cada turma. 

 Os três primeiros colocados, tanto do 3º quanto do 4º ano, serão premiados de acordo com a classificação e haverá entrega de medalhas para os vencedores e para os finalistas.

“Este projeto tem como objetivo mobilizar todo o município para a questão da leitura, e nada melhor que fazer o concurso de poesias para interagir as escolas, estudantes, pais e toda a comunidade escolar”, finalizou.

Compartilhe com os amigos: