Aparecida do Taboado é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul, localizado na região da formação do Rio Paraná pelos rios Grande e Paranaíba, na segunda maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia do Rio Paraná.
Os primeiros habitantes da região vieram dos estados de São Paulo e Minas Gerais entre 1830 e 1838. O primeiro povoado surgido na região foi o Porto Taboado, às margens do Rio Paraná, empreendimento dos mineiros João Barbosa e Máximo José da Rocha a partir de 1900. Posteriormente, Antônio Leandro cedeu parte de sua fazenda, denominada Córrego do Campo, um pouco distante das margens do Rio Paraná e iniciou a implantação de um novo povoado, que tomou a denominação de Lagoa Suja, atualmente, Aparecida do Taboado.

Foi elevada a distrito pela Lei N. 1.012, de 1 de agosto de 1926 e o município foi criado pela Lei N. 130, ocorrido em 28 de Setembro de 1948, data em que se comemora o aniversário da cidade. Instalado em 15 de janeiro de 1949.

Em 1977 o sul de Mato Grosso se emancipa formando o atual estado de Mato Grosso do Sul com capital em Campo Grande, a qual Aparecida do Taboado faz parte atualmente. Em 1998 é inaugurada a Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná, possibilitando a ligação rodoviária com o estado de São Paulo.

A cidade é conhecida como “A terra dos 60 Dias Apaixonado” em virtude da música “60 Dias Apaixonado”, de autoria de Constantino Mendes e Darci Rossi, gravada pela dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó. Num passado recente, antes da divisão, tinha o título de “Princesinha de Mato Grosso” (atualizado atualmente para “Princesinha de Mato Grosso do Sul”). Aparecida do Taboado também é conhecida por conta da famosa “Festa do Peão de Boiadeiro”, festividade nacionalmente famosa que ocorre desde 1969, e que, além de revelar grandes ícones do rodeio também teve na figura do locutor “Zé do Prato” suas edições mais memoráveis. Outro destaque é o “Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida”, que possui grande significado para os fiéis da cidade e região.
O município de Aparecida do Taboado está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, à leste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Paranaíba) e na divisa triangular dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Localiza-se na latitude de 20º05’12” Sul e longitude de 51°05’37” Oeste. Principais distâncias de Aparecida do Taboado:

Campo Grande (Mato Grosso do Sul) 442 km
Capital federal 745 km

Compartilhe com os amigos: