Prefeito recebeu devolução de R$ 300 mil da Câmara e usará para ajudar nas despesas da FESAT

Nesta segunda-feira, 24, o prefeito Robinho Samara foi recebido na Câmara Municipal de Vereadores para receber a devolução de R$ 300 mil referentes à economia do Legislativo. O recurso será investido na área da Saúde, mais precisamente para ajudar nas despesas da Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado (FESAT).

Durante a reunião com o presidente da Câmara, José Rodrigues de Matos (Zezão) e os vereadores presentes Andrey Reis, Alaor Bernardes (Lolozinho), Gilson Barros, Ronaldo Neris, Walteir José de Oliveira (Véião) e Marcelo Fagundes, o Chefe do Poder Executivo confirmou que o dinheiro será destinado para a FESAT. “Os recursos poupados na Câmara, agora devolvidos ao Executivo, são muito bem-vindos e irão ajudar nas despesas do hospital”.

O ato foi acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Márcio Garcia Galdino; secretário de Fazenda e Planejamento, Juner Cézar Pereira da Costa; secretário de Administração, Jary Augusto Silva; e pelo procurador jurídico, Rodrigo de Oliveira.

Robinho aproveitou para elogiar o espírito comunitário. “Independente de partidos políticos, notamos que os integrantes do Poder Legislativo são sensíveis aos pleitos da população, que almeja melhores condições de atendimento na área da saúde”, falou.

O presidente da Câmara, Zezão, salientou que a antecipação do recurso visa auxiliar o Executivo nos compromissos com a Saúde Municipal. “Devemos trabalhar em união, pelo bem da população aparecidense. Este é o principal motivo pelo qual resolvemos antecipar a devolução”, disse.

De acordo com o Tribunal de Contas, havendo sobra de recurso financeiro, depois de atendidas todas as despesas, a Câmara deverá efetuar a devolução ao Poder Executivo, dentro do exercício financeiro em que ocorrer, portanto o procedimento é totalmente correto.

Unidades de Saúde fazem atendimentos noturnos para trabalhadores

Como forma de oferecer mais acesso à Saúde, a Prefeitura de Aparecida do Taboado, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem oferecido atendimentos noturnos das Unidades Básicas de Saúde.

Consultas odontológicas, preventivos e clínica geral são previamente marcadas pelos agentes de Saúde durante o trabalho de triagem nas residências. Cada unidade tem uma programação para o acolhimento dos pacientes.

“Os atendimentos em horário alternativos são voltados para as pessoas que trabalham nas indústrias e comércio que não têm tempo de se consultarem em horário de expediente das Unidades de Saúde”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Garcia Galdino.

Na ESF São Jerônimo e na ESF Jardim das Flores os atendimentos médico e de enfermagem ocorrem sempre na última segunda-feira do mês. Na UBS “Manoel Rodrigues da Silva” – Postão os pacientes são acolhidos na segunda semana do mês em dois dias da semana, sendo na quarta-feira feitos atendimentos médico e de enfermagem e na sexta-feira apenas atendimentos médicos. Já na ESF Vila Pereira estes atendimentos ocorrem na segunda e quarta semana do mês, ou seja, duas vezes por mês para todos os atendimentos.

“Queremos agradecer a toda a nossa equipe de Saúde e ao prefeito Robinho Samara que sempre tem apoiado nossas ações”, finalizou Márcio.

Prefeito quer zerar a fila de demanda de ultrassonografia em 4 meses

Ação da Administração Municipal pretende zerar a fila de demanda reprimida de exames de ultrassonografia em Aparecida do Taboado no prazo de quatro meses. Para isso, o prefeito Robinho Samara autorizou o secretário municipal de Saúde, Márcio Garcia Galdino, a remanejar o aparelho de ultrassonografia computadorizada da UBS (Unidade Básica de Saúde) “Manoel Rodrigues da Silva” – Postão para a FESAT (Fundação Estatal de Saúde).

Desde o último dia 06 de junho foram iniciados os atendimentos ambulatoriais na unidade, com demanda de 150 exames por mês. Os atendimentos dos pacientes são encaminhados pela Central de Regulação e são realizados as quartas e sextas-feiras. Estão sendo feitos 45 exames por dia, sendo 20 pela manhã e 25 à tarde.

Em visita à Fundação, prefeito e secretário acompanharam os atendimentos. Na oportunidade, o Chefe do Executivo disse aos presentes que o objetivo é melhor atender a população de Aparecida do Taboado. “Nós vamos zerar a demanda reprimida destes exames e dentro de 15 dias colocaremos também em funcionamento o receber o Raio-X Digital no hospital”, contou.

Prefeitura encaminhará aparecidenses para cirurgias oftalmológicas em Campo Grande

A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, irá encaminhar cidadãos aparecidenses para cirurgias oftalmológicas em Campo Grande, nos dias 22 a 24 de junho.

De acordo com o secretário de Saúde, Márcio Garcia Galdino e a diretora de áreas médicas, Janete Queiroz, a ação faz parte da “Caravana Oftalmologia 2019” e atenderá 25 aparecidenses nos dias 22 e 23 e 24 cidadãos no dia 24 de junho. As consultas atenderão a demanda reprimida da Central de Regulação e as viagens ocorrerão conforme agendamento da data das cirurgias.

“O nosso objetivo é diminuir a fila de espera dos pacientes que estão aguardando para realizar estes procedimentos. São procedimentos cirúrgicos que irão melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, dando a oportunidade de fazê-los voltar a enxergar melhor”, disse Janete.

Janete solicitou aos aparecidenses que têm pedidos na Central de Regulação para procurar a unidade com os documentos pessoais e cartão SUS e confirmar seus agendamentos. “Lembrando que a Central de Regulação está aberta das 08h às 12h e das 14h às 17h (BR)”, completou.

Serão realizados os seguintes atendimentos: Capsulotomia a Yag Laser (limpeza de lente após cirugia); Facoemulsificação com implante de lente (cirurgia de catarata); tratamento cirúrgico de pterígio (carne esponjosa no olho). Estas cirurgias ocorrerão no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) após avaliação médica de cada paciente.

Programa “Viva Bem” do NASF oferece bem estar e saúde preventiva

A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por intermédio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as atividades esportivas do programa “Viva Bem” e se consolidou na prática de bem estar e saúde preventiva.

De acordo com a psicóloga do NASF, Isléia Nonis, as atividades físicas são oferecidas gratuitamente para a população, com acompanhamento de um treinador. As aulas do programa ocorrem nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, das 18h às 20h, na Praça de Esportes, ao lado da Feira do Produtor e nos dias de terça e quinta-feira na Praça da Matriz. Os participantes recebem aulas de alongamento, halteres, pula corda, cama elástica, bolsa de agachamento, caminhada na praça, treinamento funcional, entre outras atividades.

Isléia explicou que não existe um cadastramento prévio para participar. No entanto, quando o cidadão apresenta uma necessidade específica de saúde o treinador elabora uma atividade individual.

O secretário de Saúde, Márcio Garcia Galdino enfatizou o projeto foi totalmente apoiado pelo prefeito Robinho Samara. “Todas as nossas ações tem total apoio do prefeito que, assim como nós da Saúde, entende a importância de praticar atividade física. Movimentar o corpo traz vários benefícios para a saúde física e mental. O projeto é uma ótima oportunidade para que todos pratiquem exercícios de forma correta e com acompanhamento especializado sem precisar gastar nada”, contou.

Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde aponta que no primeiro quadrimestre do ano de 2019 o programa teve a participação de 494 pessoas.

Parceria entre Município e grupo Onça Pintada realizou 100 exames de ultrassonografia da mama em Aparecida do Taboado

Cuidar da saúde da mulher de maneira preventiva foi o principal objetivo da parceria realizada entre a Prefeitura de Aparecida do Taboado e o Grupo Onça Pintada (GOP), no sábado, 15. Foram feitos 100 atendimentos de ultrassonografia da mama, na Unidade Básica de Saúde Central “Manoel Rodrigues da Silva” (Postão).  Destes, 50 foram de livre demanda e 50 foram agendados pela Central de Regulação Municipal.

Durante a abertura do evento, o prefeito Robinho Samara fez um agradecimento ao deputado estadual Paulo Corrêa que é fundador e apoiador do GOP. “Essa ação mostra como é importante o trabalho de prevenção. Agradeço ao deputado por ter nos atendimento prontamente quando solicitamos. Essa ação complementa todos os nossos atendimentos. Recentemente enviamos o nosso aparelho de ultrassonografia computadorizada e vamos realizar 150 exames por mês, com isso pretendemos zerar a fila de demanda reprimida em quatro meses”, disse.

O Grupo Onça Pintada é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, que oferece atendimentos e exames voltados para a prevenção do câncer de mama. Fundada há 18 anos, a entidade realiza atendimento em Campo Grande semanalmente e nos finais de semana visita os municípios do interior do Estado.

Ana Dalva Duarte Bezerra, assistente social e coordenadora do GPO, destacou que a prevenção é importante, porque mesmo que não apresente nenhuma alteração a mulher já cuidou da mama neste ano. “Muitas pessoas reclamam demais sobre a saúde da sua cidade, só que não fazem a prevenção. Quem cuida da prevenção não tem um problema maior mais pra frente, isso alivia o sistema de saúde”, pontuou.

A coordenadora elogiou, principalmente, a união de esforços em Aparecida do Taboado. “Foi uma surpresa grande encontrar todo mundo nessa união do prefeito, secretário de Saúde, não é em todo lugar que a gente encontra isso. É importante a forma como fomos recebidos aqui”, falou.

Márcio Garcia Galdino, secretário municipal de Saúde, agradeceu a todas a mulheres pelo comparecimento solicitado pelas Unidades de Saúde e ressaltou que, num segundo momento, as mulheres que receberem um diagnóstico de qualquer tratamento referente ao exame terão acompanhamento da Prefeitura, sendo encaminhadas pelo Município para o próximo atendimento na Capital.

Todas as mulheres que fizeram o ultrassom durante a ação de prevenção puderam levar o exame para casa, mesmo aquelas que tenham indicação para fazer mamografia, pulsão e qualquer outro tipo de tratamento.

“Gostaria de agradecer ao prefeito pela oportunidade que ele tem dado. Ele não tem medido esforços para poder ajudar a Secretaria Municipal de Saúde e, consequentemente, para que possamos desenvolver as ações necessárias que a nossa população necessita. Quero mais uma vez agradecer também à toda equipe de Saúde que se dispôs em trabalhar para realizar este evento”, finalizou.

Prefeitura irá apresentar LDO em Audiência Pública

Na próxima quarta-feira, 26, às 9h (MS), no plenário da Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Aparecida do Taboado realizará uma audiência pública para apresentar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2020.

O relatório é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento e sua apresentação cumpre o disposto no art. 165, § 1º CF., c/c inciso I, § 1º e § 9º, do Artigo 67, da Lei Orgânica do Município.

De acordo com a analista de finanças e controle, Benedita Margarida de Freitas Dutra Barcelos, a audiência pública tem o objetivo de revisar as diretrizes, os objetivos e as metas da atual administração, para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as despesas relativas aos programas de duração continuada inseridas no projeto de lei da LDO para 2020.

Alunos das escolas municipais assistiram ao espetáculo “O Mágico de OZ”

Uma parceria entre a Prefeitura de Aparecida do Taboado e a Cia. de Dança Manoela Jasques levou cultura e entretenimento, de forma gratuita, através do espetáculo ‘O Mágico de Oz’ para aproximadamente de 700 crianças do 1º ao 5º ano das Escolas Municipais. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 14, no Módulo Esportivo “Wilfrides Alves Martins”.

Essa é a 4ª Mostra de Dança da Cia. de Dança e envolve cerca de 110 bailarinos numa apresentação inesquecível e fascinante. O prefeito Robinho Samara, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos e a equipe, assim como professores, funcionários e diretores escolares prestigiaram o espetáculo junto das crianças.

Durante o encerramento, o prefeito Robinho Samara elogiou o espetáculo e parabenizou a todos os envolvidos. “Foi uma excelente apresentação e as nossas crianças merecem mais acesso à cultura. O nosso objetivo foi levar cultura principalmente aos alunos que moram na zona rural. É lindo ver o sorriso e o brilho nos olhos de cada criança que compareceu”, falou.

Manoela Jasques agradeceu a parceria, aos bailarinos e familiares e às crianças que prestigiaram a apresentação. “Esse é um projeto que a gente queria que acontecesse há muito tempo; as coisas vão caminhando e esse ano aconteceu. Eu quero agradecer de coração o prefeito Robinho Samara, a Margarida, a Adelair e a Regina. É um prazer estar aqui com vocês. Muito obrigada em nome de todo mundo, somos uma família e esperamos ter plantado uma sementinha para que as crianças acompanhem e se envolvam mais com a dança, o teatro e tudo que proporciona mais conhecimento”, disse.

A secretária Margarida se emocionou ao falar sobre o espetáculo. Segundo ela, o evento é uma grande realização para todas as crianças, além da valorização da cultura municipal. “Não tenho palavras para agradecer. Eu parabenizar a todos vocês, ao nosso querido prefeito que proporcionou isso para nós, à equipe da Secretaria Municipal de Educação, diretores, coordenadores e professores. Hoje estamos muito felizes em oferecer mais cultura para as nossas crianças que estão na zona rural e muitas das vezes não têm condições financeiras para pagar para assistir ou não têm como se deslocarem da zona rural no dia de apresentações como essa”.

O espetáculo

      ‘O Mágico de Oz’ conta a história de Dorothy Gale, uma órfã que vivia com os tios numa pequena fazenda. Um dia, um ciclone arrastou a casa até a Terra de Oz, onde a menina conhece o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde e passa a viver inúmeras aventuras tentando voltar para casa. Todo este enredo é trazido ao palco com muita graça e beleza num ambiente ludicamente decorado. A apresentação reúne bailarinos de 3 a 50 anos que participam das aulas da Companhia de Dança.

O espetáculo será representado ao público na noite desta sexta-feira, 14, às 20h, com cobrança de R$ 5 reais por pessoa. Além disso, a Cia. de Dança irá apresentar o tema da 10ª edição do Espetáculo de Fim de Ano, marcando os 10 anos de apresentação em Aparecida do Taboado. Em uma enquete lançada no Facebook no dia 6 de maio pela professora e diretora da Companhia, Manoela Jasques, o tema mais sugerido foi ‘O Rei Leão’, seguido por ‘A Bela e a Fera’.

CRO/MS palestra para dentistas e auxiliares em Aparecida do Taboado

A Prefeitura de Aparecida do Taboado em parceria com o CRO/MS (Conselho Regional de Odontologia) de Mato Grosso do Sul ofereceu, gratuitamente, aos dentistas e auxiliares de saúde bucal do município curso de “Farmacologia na Prática Odontológica” e “Biossegurança e Odontologia a 4 mãos”.

 As palestras ocorreram na tarde de terça-feira, 11. A capacitação para os dentistas foi realizada no Centro Pedagógico e Cultural “Agrício José Tolentino” e para os auxiliares de saúde bucal no Sindicato dos Servidores Públicos Municipal, no mesmo horário.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Garcia Galdino e o coordenador de auditoria da área odontológica, José Ulisses Castro e Silva, recepcionaram a equipe do CRO-MS coordenada pela conselheira cirurgiã-dentista, Silvânia Silva Silvestre.

Aos dentistas a ministração foi realizada por Rodrigo Dalla Pria Balejo, especialista em periodontia e saúde pública, mestre em periodontia e doutor em odontologia. Já para os auxiliares quem proferiu a palestra de capacitação foi a cirurgiã-dentista Juliana Frigeri.

Ao abrir o evento, o secretário agradeceu a parceria com o CRO, elogiou o trabalho da Coordenadoria local e parabenizou os participantes. “Essa oportunidade foi aberta para todos os dentistas e auxiliares do município, tanto do serviço público quanto da área privada. É muito importante essa reciclagem profissional para todas as áreas. Através do projeto de Educação Continuada do CRO foi possível fazer essa parceria. Agradeço o empenho da Coordenadoria de auditoria da área odontológica e parabéns para todos vocês”.

O coordenador de auditoria da área odontológica, José Ulisses Castro e Silva, também agradeceu a participação de todos e ressaltou ser de suma importância a qualificação profissional para atualização.

A cirurgiã-dentista, Silvânia, contou que o projeto de Educação Continuada oferece palestras de atualização e qualificação gratuitamente aos profissionais de odontologia. O evento tem o objetivo de auxiliar os profissionais em dúvidas sobre o assunto.

Os cirurgiões-dentistas ainda receberam a cartilha: “Protocolos Farmacológicos Recomendados na Prática Odontológica”, que é um guia de orientações básicas. O conteúdo é um compilado de protocolos estabelecidos a partir de evidências e estudos.

Prefeito e equipe de Educação participaram de reuniões sobre o FUNDEB e FNDE

Atentos com a qualidade da Educação de Aparecida do Taboado, o prefeito Robinho Samara, a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos e a técnica de Educação, Lucimar Barbosa, estiveram em Campo Grande, nos dias 10 e 11 de junho, para participar de reuniões sobre o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Na segunda-feira, 10, a primeira reunião ocorreu no Centro de Convenção Rubens Gil de Camilo e tratou sobre o FUNDEB. Na oportunidade, a secretária e a técnica tiveram acesso à ministrações de vários palestrantes, entre eles: deputada federal de Tocantins, professora Dorinha Seabra Rezende; deputada federal Rose Modesto; deputado estadual Pedro Kemp;  secretária estadual de Educação, Maria Cecília; presidente da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira e outros.

“Graças ao FUNDEB, recebemos um aporte que ajuda no pagamento da folha dos professores e dos administrativos da Educação. Infelizmente este programa está previsto para encerrar em 2020, o que muito nos preocupa, por isso está tendo a mobilização de todos os órgãos representantes da Educação para pedir a permanência do programa ao Governo Federal”, explicou a secretária.

Já na terça-feira, 11, na Assomasul, o município de Aparecida do Taboado foi representado pelo prefeito Robinho Samara, secretária e técnica da Educação, em reunião com a equipe do FNDE para orientar os municípios quanto ao emprego correto dos recursos ligados ao órgão, como, por exemplo, PAR (Plano de Ações Articuladas), emendas, obras e outros.

“Foi uma reunião bastante esclarecedora, aonde os técnicos tiveram a oportunidade de nos tirar dúvidas e orientar quanto à prestação de contas, como requerer novos benefícios”, contou Margarida.