Idosos e deficientes físicos contam com estacionamentos garantidos pela Prefeitura de Aparecida do Taboado em vários pontos da cidade. Essa semana, o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) realizou a pintura das faixas na frente da agência bancária do Sicredi.

O responsável pelos serviços de sinalização do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Evaldo Queiroz, informou que a iniciativa partiu do prefeito Robinho Samara, que quer garantir, na prática, a mobilidade urbana para os moradores do município que precisam estacionar o veículo em frente à agência bancária, escritórios e outros locais.

A reserva de vagas especiais para deficientes físicos em estacionamentos – públicos ou privados – de uso coletivo é assegurada pelo decreto-lei de acessibilidade 5296. Conforme o Estatuto do Idoso, em seu art. 41, é obrigatório se destinar 5% das vagas em estacionamento regulamentado de uso público para serem utilizadas exclusivamente por idosos. Já o estacionamento exclusivo de veículos utilizados no transporte de pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção tem reserva de 2 % do total de vagas regulamentadas.

Para identificar o estacionamento exclusivo, uma equipe do DEMUTRAN pintou o meio-fio de amarelo no trecho que permite estacionar o veículo, além de sinalizar o chão com as vagas indicativas, tanto para idosos quanto para deficientes.

Os primeiros estacionamentos de uma série de outros que serão implantados na cidade estão localizados em frente ao Tabelionato “Ubá”, na Rua Presidente Dutra; e na agência bancária do Sicredi, na Avenida Presidente Vargas. De acordo com Evaldo Queiroz, os próximos estacionamentos serão implantados nas agências bancárias do Bradesco, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal, Clínica Santa Helena e no Supermercado Central.

“Estamos priorizando os locais com o maior fluxo de pessoas. Essas vagas especiais vão facilitar demais a vida de idosos e deficientes físicos que forem ao Centro da cidade de carro e precisam estacionar. Trata-se de uma sensibilidade do prefeito Robinho Samara que pensa de forma ordenada sobre a mobilidade urbana para Aparecida do Taboado”, explicou o responsável pelo DEMUTRAN.

Ele afirmou, também, que só será permitido estacionar na vaga especial o carro em que o condutor ou passageiro deixar visível no painel do veículo o cartão especial do idoso ou do deficiente físico.