A Prefeitura de Aparecida do Taboado, representada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, reuniu o Conselho de Turismo – CONTUR, na tarde da última sexta-feira, 01, para apresentar um projeto de desenvolvimento regional de turismo do município.

A reunião foi conduzida pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Dulce Lima. Segundo ela, esta é a segunda reunião para tratar sobre o projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido junto à UFMS – Campus de Três Lagoas, sob coordenação do Prof. Dr. Luiz da Rosa Garcia Netto.

A secretária explicou que o primeiro momento é para levantar e adquirir obras bibliográficas relacionadas, direta e indiretamente, ao tema em estudos, fazendo a apresentação do projeto, buscando contatos interessados e subsídios para a melhor definição das potencialidades locais.

Além disso, o professor Luiz Netto esclareceu que um dos objetivos é propor ações como palestras e oficinas de sensibilização locais – informações básicas, fontes de recursos, marketing, etc. (de acordo com o nível de interesse local).  Ele informou ainda que haverá uma capacitação específica para integrantes do CONTUR, a fim de auxiliar na busca de identidade turística do município, implantando um calendário de eventos que apresenta o potencial turístico, e também um roteiro unificado de todas as cidades que compõem a região turística da Costa Leste.

Segundo o Diretor de Turismo, Jary Augusto Silva, o Conselho de Turismo é composto de 10 membros titulares e deverá passar por uma renovação com o intuito de que haja o fortalecimento do turismo, principalmente com o comprometimento da iniciativa privada.

Participaram da reunião: a secretária de Desenvolvimento Econômico, Dulce Lima; o Prof. Dr. Luiz da Rosa Garcia Netto; os membros do CONTUR, Vitor Donizete Martins e Pedro Tenório; Silvia Regina de Almeida Silva, representantes das entidades filantrópicas; e professor da UFMS, Ricardo Marcondes Marcacine.